Um currículo para cada fase da carreira

          Muitas pessoas usam o mesmo modelo de currículo durante toda a carreira, se limitando apenas a fazer atualizações, acrescentando informações. Ao procurar um emprego é importante fazer o currículo certo para cada fase profissional. O candidato deve adequar o modelo e layout, dando mais ênfase a elementos que podem ganhar ou perder espaço ao longo da vida profissional.

CURRÍCULO DE QUEM NÃO TEM EXPERIÊNCIA: Quem nunca trabalhou pode ressaltar atividades de voluntariado, viagens internacionais, trabalhos acadêmicos e habilidades adquiridas na escola e cursos profissionalizantes ou técnicos.

CURRÍCULO DE ESTAGIÁRIOS: O estágio pode ser a porta de entrada no mercado de trabalho ou oportunidade de mostrar que você merece ser efetivado. Nesta fase os dados mais relevantes à experiência profissional e acadêmica devem ser ressaltados.        


CURRÍCULO PARA TRAINEE:
Recrutadores buscam recém-formados com habilidades em gerenciamento de projetos e trabalho em equipe. As experiências profissionais devem vir acompanhadas dos resultados acadêmicos alcançados.    

CURRÍCULO PARA INICIANTES NA CARREIRA: Nesta fase profissional é importante destacar as experiências profissionais. Devem constar verbos de ação com resultados positivos para a empresa em que trabalhava e que sejam relevantes para a vaga atual. 

CURRÍCULO PARA COORDENADORES: Para alcançar cargos mais altos é recomendável outro modelo de currículo, que ressalte principalmente a habilidade de liderança, como gestão de equipes em algum projeto, por exemplo.         

CURRÍCULO PARA GERENTES E DIRETORES: O campo "Objetivo" deve ser substituído por uma descrição breve da trajetória profissional e o currículo agora pode ter duas páginas. Cargos anteriores de liderança devem ser descritos, bem como o porte das empresas onde já trabalhou.       

CURRÍCULO PARA PRESIDENTES OU CEO (Chief Executive Officer): Se você chegou até aqui é porque já construiu sua reputação.  O currículo se torna mais enxuto e não é mais preciso convencer ninguém das suas habilidades e competência. O que importa são os resultados da última gestão. 

           Todos os currículos possuem pontos em comum: devem ter boa apresentação, ser agradável à leitura, ser breve e conciso, sem erros na redação e, principalmente, ser verdadeiro. Para tornar o documento atraente para os recrutadores é preciso focar nas qualificações exigidas para a vaga e deixar os pontos secundários para a entrevista.


Comentários (0)


Deixe um comentário