Plano de carreira: foco nos objetivos

           Quando não criamos um planejamento sobre aquilo que desejamos realizar, corremos o risco de não alcançarmos nossos objetivos. Da mesma forma acontece na carreira profissional, é preciso planejar para conquistar os objetivos. Se você pretende ser um profissional de sucesso e ainda não tem um planejamento, é melhor começar já.           

          O planejamento é mais do que o gerenciamento da carreira. É um comprometimento que fazemos com nós mesmos para obter determinados bens, conhecimentos, atividades ou funções profissionais, mantendo o foco nos resultados com períodos de tempo definidos. Um objetivo sem um plano é só um desejo.          


          O primeiro passo é ter um objetivo. Assim como você não faz uma viagem sem saber o destino, não se tem um planejamento sem saber o objetivo. Ao contrário do que muitos pensam isto é simples e não dá muito trabalho, basta entender o que se deseja alcançar e quais os meios disponíveis para isso.           

          Para o acompanhamento das metas, tudo se resolve numa planilha. Descreva os alvos, ferramentas e períodos para realização das ações. Não há um modelo estabelecido, trata-se de colocar no papel o que sabemos que queremos.

 

Algumas etapas podem ajudar a atingir os objetivos profissionais:


Etapa 1: Definição dos objetivos profissionais, médio e longo prazo;       
Etapa 2: Pesquise o mercado de trabalho, concorrentes e empresas em que deseja trabalhar. Saiba tudo sobre a sua área de atuação;         
Etapa 3: Faça uma análise do que você pode oferecer ao mercado e desenvolva suas habilidades e competências;        
Etapa 4: Você é o seu produto, promova-se! Use cartões de visita, faça networking, crie um blog ou comunidade, participe de grupos com pessoas influentes, redes sociais e utilize o potencial da Internet.


Comentários (0)


Deixe um comentário