O caminho para o sucesso: Plano de Sucessão
O propósito principal do Plano de Sucessão é criar
e manter um banco de possíveis sucessores para garantir o sucesso dos negócios,
assegurando a sustentabilidade da empresa em si.
Para que o Plano de Sucessão aconteça de maneira
satisfatória, a empresa precisa saber exatamente onde ela se encontra e aonde
ela quer e precisa chegar. A partir disso, passa a inserir uma cultura de
gestão que permitirá a realização dos objetivos definidos; se esta cultura for
eficaz, a empresa criará critérios para contratar e promover, o que irá
ocasionar um fluxo de profissionais competentes em todos os setores da
organização. Um bom Plano de Sucessão, conta com algumas etapas
cruciais:
–
Definição do Plano:
O objetivo do Plano de Sucessão é gerenciar os
possíveis sucessores das posições críticas e/ou estratégicas mapeadas da
organização, e manter atenção para o surgimento de novas posições em função de
mudanças tecnológicas e de cenários em que a empresa está inserida.
–
Identificação de cargos:
Os cargos críticos e estratégicos que a empresa
possui são aqueles de difícil reposição, cujos ocupantes desempenham funções ou
possuem conhecimentos que podem colocar em risco o funcionamento da empresa.
Uma posição é caracterizada por um cargo existente em uma área do organograma.
–
Elaboração do Plano:
Cada posição terá informações sobre o nível e
qualidade do desempenho e da bagagem profissional do atual ocupante e dos
possíveis sucessores escolhidos pelo RH.
–
Ferramentas:
Perfil atualizado dos Cargos Críticos e
Estratégicos contendo: descrição de responsabilidades, principais desafios,
nível de responsabilidade, qualificações requeridas (conhecimentos, formação,
experiência, certificações, perfil, etc), competências comportamentais
necessárias (ligadas ao negócio);
Avaliação de Desempenho: das metas e competências
ligadas à função;
Avaliação de Qualificações: bagagem dos cargos
críticos e estratégicos X bagagem dos profissionais (ocupantes e sucessores);
Trilha de Desenvolvimento: conjunto de ações de desenvolvimento
que aceleram e garantem a entrega de resultados esperados do profissional no
cargo;
Sistema Informatizado: um sistema que organize e
sistematize todas as informações relativas à gestão de talentos da empresa:
avaliação de desempenho, avaliação de qualificações, trilha de desenvolvimento,
perfil do cargo, histórico de desenvolvimento dos profissionais etc.
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