O caminho para o sucesso: Plano de Sucessão

O propósito principal do Plano de Sucessão é criar e manter um banco de possíveis sucessores para garantir o sucesso dos negócios, assegurando a sustentabilidade da empresa em si.

Para que o Plano de Sucessão aconteça de maneira satisfatória, a empresa precisa saber exatamente onde ela se encontra e aonde ela quer e precisa chegar. A partir disso, passa a inserir uma cultura de gestão que permitirá a realização dos objetivos definidos; se esta cultura for eficaz, a empresa criará critérios para contratar e promover, o que irá ocasionar um fluxo de profissionais competentes em todos os setores da organização. Um bom Plano de Sucessão, conta com algumas etapas cruciais:           

 

– Definição do Plano:

O objetivo do Plano de Sucessão é gerenciar os possíveis sucessores das posições críticas e/ou estratégicas mapeadas da organização, e manter atenção para o surgimento de novas posições em função de mudanças tecnológicas e de cenários em que a empresa está inserida.

– Identificação de cargos:

Os cargos críticos e estratégicos que a empresa possui são aqueles de difícil reposição, cujos ocupantes desempenham funções ou possuem conhecimentos que podem colocar em risco o funcionamento da empresa. Uma posição é caracterizada por um cargo existente em uma área do organograma.

– Elaboração do Plano:

Cada posição terá informações sobre o nível e qualidade do desempenho e da bagagem profissional do atual ocupante e dos possíveis sucessores escolhidos pelo RH.

– Ferramentas:

Perfil atualizado dos Cargos Críticos e Estratégicos contendo: descrição de responsabilidades, principais desafios, nível de responsabilidade, qualificações requeridas (conhecimentos, formação, experiência, certificações, perfil, etc), competências comportamentais necessárias (ligadas ao negócio);

Avaliação de Desempenho: das metas e competências ligadas à função;

Avaliação de Qualificações: bagagem dos cargos críticos e estratégicos X bagagem dos profissionais (ocupantes e sucessores);

Trilha de Desenvolvimento: conjunto de ações de desenvolvimento que aceleram e garantem a entrega de resultados esperados do profissional no cargo;

Sistema Informatizado: um sistema que organize e sistematize todas as informações relativas à gestão de talentos da empresa: avaliação de desempenho, avaliação de qualificações, trilha de desenvolvimento, perfil do cargo, histórico de desenvolvimento dos profissionais etc.


Comentários (0)


Deixe um comentário