Como mandar e-mails no mundo profissional

    Acostumados aos bate-papos das redes sociais, muitas vezes nos esquecemos de que, em ambiente corporativo, a linguagem na troca de mensagens deve obedecer a critérios diferentes.

 

      É importante manter sua imagem, preservar dados da empresa e melhorar a comunicação entre os colegas, liderança, clientes e fornecedores. Algumas regras podem ser observadas no envio de e-mails:

           

PROFISSIONALISMO: Nunca envie mensagens com temas religiosos, piadas, correntes, emoticons ou avisos de vírus. Extremamente inconvenientes em ambiente corporativo, mensagens com conteúdo impróprio pegam muito mal e enchem desnecessariamente a caixa de entrada do destinatário.

 

SEJA EDUCADO: Pessoas que você não conhece bem devem ter tratamento respeitoso, como por exemplo, Senhor ou Senhora. Use o primeiro nome em e-mail somente para destinatários que são conhecidos. Nunca se esquecer de usar das palavras mágicas: “por favor” e “obrigado”. Por menor que seja a mensagem sempre deve haver uma saudação no início e assinatura no final.

 

ABREVIAÇÕES: O uso crescente das redes sociais propagou o vício das abreviações. Evite a linguagem codificada, nem sempre o destinatário conhecera as abreviações. Não escreva em caixa alta, ou seja, usando só letras maiúsculas, é considerado muito indelicado.

 

CUIDADOS NA REDAÇÃO: Escreva a mensagem com objetividade, clareza e evitando trechos muito longos. Dedique um tempo para reler e passar o revisor ortográfico. Tenha em mente quem vai ler e reservando a intimidade somente para os amigos. Seja conciso, mas cuidado com a falta de informações essenciais.

 

URGÊNCIA: Não use alta prioridade sem necessidade, para não cair no descrédito. Também é preciso cuidado para não transparecer que a urgência é só sua. Mensagens enviadas em cima da hora demonstram que a pessoa não se organizou para a execução da tarefa.

 

ANEXOS: Não anexe arquivos desnecessários. O tamanho também deve ser observado: se necessário faça uma compactação do documento, para evitar problemas com os servidores no destino.


Comentários (0)


Deixe um comentário