10 dicas para começar com o pé direito em um novo emprego

Para você que conseguiu a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho, vão algumas dicas para começar com o pé direito...

 

1. Faça a lição de casa

    Antes de estrear no novo emprego, é essencial buscar informações sobre o novo contexto de trabalho. Vale saber desde qual o dress code do local até algumas questões básicas sobre valores e cultura corporativa.

 

2. Seja pontual

    Não vale culpar o trânsito, nem o despertador que não cumpriu a função: no primeiro dia de emprego. A primeira impressão que as pessoas terão sobre você pode dar o tom das relações por muito tempo no trabalho. 

 

3. Desenvolva um olhar atento

    A estratégia mais eficaz para este período de adaptação ao novo emprego é observar, observar e observar. Você até pode chegar com alguma ideia da cultura da companhia e informações prévias sobre este ou aquele novo colega de trabalho, mas nem sempre estes fatos podem ser verdadeiros.

 

4. Não chegue chegando

    Neste primeiro momento, tire o pé do acelerador e conheça primeiro o terreno antes de começar a fazer pequenas ou grandes revoluções.

 

5. Mostre-se interessado

    Alguns programas de integração de empresas podem, realmente, ser puro tédio. Mas, mesmo assim, esforce-se para se interessar por tudo o que está sendo dito – apesar do contexto nem sempre favorável, as informações passadas podem ser úteis para o bom andamento da sua carreira na companhia.

 

6. Não compare

    Não fale da empresa antiga nem para tecer elogios, nem para reclamar, é como se você falasse do namorado velho para o novo.

 

7. Alinhe expectativas 

    A descrição do seu novo cargo de trabalho não existe por acaso. Ele está ali exatamente para dar as coordenadas (e os limites) da sua atuação. Converse sobre eles com seu chefe e tente, já de cara, esclarecer quais as expectativas em relação ao seu trabalho. 

 

8. Pergunte (com moderação)

    Não tema fazer perguntas, mas cuidado para não exagerar. Se forem muitas, reserve um horário na agenda do seu chefe ou colega de trabalho responsável pela integração para tirá-las.

 

9. Ainda não é hora para falar sobre vida pessoal

    Não abra informações particulares no primeiro dia. Não é ficar distante, mas sim mais próximo ao trabalho. Aos poucos, depois que já estiver com os detalhes do terreno na palma da mão, será mais seguro abrir-se. 

 

10. Confie em você

    O mais essencial, confie no fato de que a sua contratação não foi por acaso. Se você está ali é porque, realmente, tem condições para encarar o tamanho do abacaxi ou pepino, como queira. Não se deixe paralisar, muito menos se subestimar. 


Comentários (0)


Deixe um comentário