A crítica pode ser uma oportunidade de melhoria?
Elogios melhoram a autoestima, motivação no trabalho e bem estar.
Entretanto, na realidade estamos vulneráveis a receber críticas quanto nossas
atividades do dia a dia.
Este feedback pode parecer negativo num primeiro momento, mas na
realidade pode representar uma oportunidade de melhoria. Veja dicas de como
reverter à situação transformando críticas em aprendizado:
Saber
ouvir: Prestar total atenção ao que
está sendo falado e contenha o ímpeto de responder sem pensar, mantendo uma
postura assertiva;
Não
colocar a culpa nos outros: humildade
é essencial nesta situação. Não vale se esquivar da responsabilidade, assuma os
seus erros;
Não seja
passivo: Ao contrário de responder
por impulso ou ser irônico, procure manter uma atitude positiva e tente evitar
um confronto. Caso seja convidado a dar explicações, descreva como pretende
proceder para evitar erros da mesma natureza, mostrando preocupação com as
responsabilidades inerentes à sua função.
Reflita: Nem todas as críticas são negativas. É possível,
sim, falar com educação e bom senso sobre coisas ou comportamentos que nos
desagradam. Pense nisso e não critique de volta só para se “vingar”.
É preciso ter inteligência emocional para lidar com as críticas
externas. Normalmente as pessoas fogem de situações porque acham que serão
criticadas e algumas sofrem antecipadamente por críticas que ainda nem foram
feitas. A melhor postura é sempre perceber até que ponto a outra pessoa tem
razão, estar aberto a mudanças e ter humildade para mostrar que está recebendo
positivamente as sugestões de melhoria do seu desempenho profissional.
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Sibele Reis
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