Uso do celular no trabalho
O
celular está tão inserido nas nossas rotinas que nem percebemos quando estamos usando-o
indiscriminadamente. Podemos falar com amigos, familiares, clientes e colegas a
qualquer hora e lugar com os mais modernos recursos multimídia. No entanto, no
ambiente de trabalho é preciso tomar certos cuidados, pois o uso indevido não é
culpa do aparelho, mas da falta de educação das pessoas.
Muitas empresas possuem manuais de
procedimentos e boas práticas para dispositivos móveis. Algumas até proíbem a
entrada de funcionários portando o aparelho. O regulamento deve ser apresentado
ao trabalhador imediatamente após a contratação, caso contrário, é necessário
usar o bom senso para evitar gafes e outros transtornos com a liderança.
No intuito de auxilia-los seguem algumas
dicas de etiqueta corporativa no uso do celular, principalmente para assuntos
pessoais:
- Uso excessivo: ficar o dia todo "pendurado" no telefone não passa uma boa imagem profissional;
- Campainha: o ideal é deixar no "vibra call" ou silencioso;
- Se realmente tiver que atender uma ligação, mantenha um tom de voz ameno, evitando que terceiros conheçam detalhes da sua vida privada;
- Ao participar de uma reunião, desligue o celular. Se estiver aguardando alguma ligação realmente importante, avise aos participantes antes do celular começar a tocar;
- Se estiver conversando com alguém pessoalmente, não interrompa a conversa para atender uma ligação;
- Não ligue para ninguém antes das 8h e nem depois das 22h;
- Não use a câmera do celular para captar fotos de colegas, documentos ou das instalações da sua empresa. Compartilhamento de imagens, só com autorização;
- Comunique o seu superior se estiver com algum problema e precisar atender o celular várias vezes durante o expediente.
Comentários (0)
Deixe um comentário