Plano B de carreira: você tem um?

O mundo dos negócios muda a cada segundo. Manter-se no mercado de trabalho em tempos tão competitivos é desafiador.

Há algumas décadas bastava entrar em uma boa empresa, que ela se encarregaria de traçar trajetória profissional.  Hoje o que se vê é uma verdadeira dança das cadeiras de cargos, especialmente estratégicos, de executivos que vão à busca de melhores salários e benefícios . 

Neste cenário cabe ao profissional que deseja permanecer no mercado de trabalho, fazer o dever de casa e investir em atualização contínua. Mas nem sempre as coisas saem como esperado, ter um plano B para se precaver dos problemas ocasionados pela alta rotatividade no mercado de trabalho é fundamental.

Qual o momento ideal?  

Todo profissional deve ter um plano de carreira com objetivos para manter a empregabilidade desde o momento em que começa a trabalhar. Se você anda não tem um, o momento ideal para começar é ontem. Para traçar um plano B é necessário ter um plano A, não se esqueça.       

Uma atividade paralela pode partir de um hobby, criação de um blog de assunto de interesse ou apoio a um projeto social. Um plano B não se trata só de emprego, mas algo que possa trazer satisfação pessoal, um plano de vida. Mesmo quem está realizado profissionalmente deve ter um projeto, pronto para ser posto em prática.

Como começar?   
 

Não adianta ter um sonho e não tirar do papel. É preciso avaliar riscos, oportunidades e fazer um estudo de viabilidade. Muita cautela e planejamento evitam desastres financeiros e frustrações. Também é preciso ter tempo para estruturar a atividade alternativa e se dedicar para atingir os resultados esperados.

Procure identificar o realmente o motiva, se tem mercado e como vai ser o levantamento dos recursos necessários. Isso inclui autoconhecimento, refletir sobre suas paixões, valores e o que espera do futuro.


Comentários (0)


Deixe um comentário