A crítica pode ser uma oportunidade de melhoria?

Elogios melhoram a autoestima, motivação no trabalho e bem estar. Entretanto, na realidade estamos vulneráveis a receber críticas quanto nossas atividades do dia a dia.  

Este feedback pode parecer negativo num primeiro momento, mas na realidade pode representar uma oportunidade de melhoria. Veja dicas de como reverter à situação transformando críticas em aprendizado:           

Saber ouvir: Prestar total atenção ao que está sendo falado e contenha o ímpeto de responder sem pensar, mantendo uma postura assertiva;       

Não colocar a culpa nos outros: humildade é essencial nesta situação. Não vale se esquivar da responsabilidade, assuma os seus erros;        

Não seja passivo: Ao contrário de responder por impulso ou ser irônico, procure manter uma atitude positiva e tente evitar um confronto. Caso seja convidado a dar explicações, descreva como pretende proceder para evitar erros da mesma natureza, mostrando preocupação com as responsabilidades inerentes à sua função.   

Reflita: Nem todas as críticas são negativas. É possível, sim, falar com educação e bom senso sobre coisas ou comportamentos que nos desagradam. Pense nisso e não critique de volta só para se “vingar”.        

É preciso ter inteligência emocional para lidar com as críticas externas. Normalmente as pessoas fogem de situações porque acham que serão criticadas e algumas sofrem antecipadamente por críticas que ainda nem foram feitas. A melhor postura é sempre perceber até que ponto a outra pessoa tem razão, estar aberto a mudanças e ter humildade para mostrar que está recebendo positivamente as sugestões de melhoria do seu desempenho profissional.


Comentários (1)

Sibele Reis

16 Novembro, 2017
Entrei em uma empresa chamada Multibrink ,pela trilha empregos, foi uma das melhores que trabalhei foi uma ótima oportunidade, fui dispensada devido a crise que nosso pais está enfrentando, porém mesmo eu sendo ex funcionaria deram oportunidade do primeiro emprego ao meu filho e um curso profissionalizante no senai . tudo isso graças a indicação dessa agencia que possui tanta serenidade e transparência, meu muito obrigada equipe trilha ..em especial Suelia quem me ligou oferendo a oportunidade..

Deixe um comentário