A crítica pode ser uma oportunidade de melhoria?

Elogios melhoram a autoestima, motivação no trabalho e bem estar. Entretanto, na realidade estamos vulneráveis a receber críticas quanto nossas atividades do dia a dia.  

Este feedback pode parecer negativo num primeiro momento, mas na realidade pode representar uma oportunidade de melhoria. Veja dicas de como reverter à situação transformando críticas em aprendizado:           

Saber ouvir: Prestar total atenção ao que está sendo falado e contenha o ímpeto de responder sem pensar, mantendo uma postura assertiva;       

Não colocar a culpa nos outros: humildade é essencial nesta situação. Não vale se esquivar da responsabilidade, assuma os seus erros;        

Não seja passivo: Ao contrário de responder por impulso ou ser irônico, procure manter uma atitude positiva e tente evitar um confronto. Caso seja convidado a dar explicações, descreva como pretende proceder para evitar erros da mesma natureza, mostrando preocupação com as responsabilidades inerentes à sua função.   

Reflita: Nem todas as críticas são negativas. É possível, sim, falar com educação e bom senso sobre coisas ou comportamentos que nos desagradam. Pense nisso e não critique de volta só para se “vingar”.        

É preciso ter inteligência emocional para lidar com as críticas externas. Normalmente as pessoas fogem de situações porque acham que serão criticadas e algumas sofrem antecipadamente por críticas que ainda nem foram feitas. A melhor postura é sempre perceber até que ponto a outra pessoa tem razão, estar aberto a mudanças e ter humildade para mostrar que está recebendo positivamente as sugestões de melhoria do seu desempenho profissional.


Comentários (0)


Deixe um comentário