A arte do trabalhar em equipe

Além das habilidades profissionais, a capacidade de adaptação ao ambiente e espírito colaborativo que são requisitos muito valorizados pelas empresas; o trabalho em equipe é uma chave essência no desenvolvimento profissional e para uma carreira de sucesso.

 

No entanto algumas pessoas têm dificuldades em lidar com pensamentos, crenças e valores diferentes, fatores com compõem a diversidade de uma equipe. Evidentemente o trabalhar em equipe não é fácil para ninguém. Mas fato é que a empresa é um time onde não há espaço para o individualismo.

 

Portanto, veja algumas dicas que podem tornar o trabalho em equipe mais interessante:

 

SABER OUVIR: Não tente impor o seu ponto de vista e dê atenção a opiniões contrárias. Nem sempre é fácil admitir que a ideia de um colega seja melhor do que a sua, mas lembre-se de que mais importante do que o orgulho é o objetivo comum.

 

SABER COMPARTILHAR: Dividir responsabilidades e compartilhar informações faz parte do trabalho em equipe e são ações fundamentais para o cumprimento das tarefas.

 

MANTENHA A POSTURA SOLIDÁRIA: Manter-se sempre à disposição do colega e ajudar quando preciso é demonstração de generosidade e senso de coletividade. Isso fará com que você não se sinta constrangido quando precisar de apoio de alguém.

 

APRENDA COM OS COLEGAS: Todos têm qualidade e defeitos. Procure ver o que os outros colegas de trabalho têm de melhor e aprenda com eles. Da mesma maneira, evite copiar o que é criticado no perfil deles.

 

MOTIVE E MOTIVE-SE: É comum ver equipes desconectadas e desmotivadas. Muitas vezes um sorriso, uma palavra amiga ou um pequeno elogio muda tudo no clima organizacional. Seja o agente da felicidade do seu ambiente de trabalho: organize lanches coletivos, divulgue palestras, livros e filmes de interesse mútuo sempre agregando pessoas a valores positivos. Quem semeia energia positiva, colhe ânimo e satisfação pessoal, pode acreditar.


Comentários (0)


Deixe um comentário